segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Boas Festas!!!

Apesar do Natal já ter passado, ainda nos escontramos numa época natalícia, por isso, aqui fica no nosso blogue o que temos vindo a desejar a todos os que passam pela nossa sala...



Esperamos que o Natal de todos as crianças da nossa sala e das suas famílias, bem como de todos aqueles que nos visitam, tenha sido passado junto de quem mais amam e rodeado de muitos miminhos e coisinhas boas.

Aproveitamos, ainda, para vos desejar a todos um excelente ano 2011, que seja um ano em que consigam alcançar tudo aquilo que mais desejarem.


Estes são os votos dos amigos da Sala dos 3 Anos, acompanhados de um grande beijinho e de um xi-coração apertado*

Obrigada Duarte =)

Este mês a nossa sala recebeu um miminho muito especial do Duarte:
o CD da Leopoldina!


Gostámos muito deste presente e, sempre que podemos,
pomos o CD a tocar e damos um pezinho de dança.




Obrigada Dudu e Pais!!!


Um beijinho e um xi-coração de todos os
amigos dos 3 Anos*


Trabalhos e Presente de Natal!

Como desde Setembro que temos vindo a crescer, aproveitámos esta altura do ano para iniciarmos o picotado, como forma de preparação para darmos início ao corte com a tesoura.

Assim, utilizámos esta técnica para fazer trabalhos muito engraçados que decoraram a nossa sala e o hall do J.I..



Por último, como não podia deixar de ser, terminámos o nosso mês de Dezembro em grande, com a elaboração de um miminho muito especial para oferecermos lá em casa: um enfeite para a árvore de natal em forma de pinheirinho.

Mas a folha onde pintámos com lápis de cor o nosso pinheiro de Natal era mágica, porque depois de ir ao forno tornou-se pequena, dura e brilhante.


O nosso presente de Natal ficou muito giro!
Não concordam?!

Depois de pronto, embrulhámos muito bem e entregámos aos pais juntamente com o postal onde estava o nosso primeiro picotado.


Esperamos que tenham gostado do presente das vossas crianças, pois foi feito com o amor de cada um deles e com o intuito de oferecer algo que perdure no tempo.


Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*





Lanche de Natal com os pais!

Mais perto do grande dia de Natal, convidámos todos os pais para um lanchinho de convívio na nossa sala, onde adultos e crianças tiveram oportunidade de confraternizar e brincar dentro daquele que é o espaço onde as crianças passam grande parte do seu tempo.


Nesta tarde bem passada, pais e filhos puderam jogar ao Jogo das Estátuas, dançar, comer, cantar, receber um pequeno miminho dos adultos da sala e, ainda, fazer um desenho naquela que seria a Árvore de Natal da Sala dos 3 Anos.




Desta vez, não preparámos uma apresentação para os pais, pois o lanche foi marcado muito em cima da data. No entanto, não se preocupem que oportunidades não faltarão para verem os vossos filhotes em acção =)


Esperamos que tenham gostado de estar presentes!


Um beijinho e um xi-Yda Sala dos 3 Anos*


Decoração de NATAL!

Como não podia deixar de ser, a nossa sala também esteve à altura desta época festiva...

Pequenos e graúdos contribuiram para que a sala ficasse assim: LINDA =)

E todos nós nos sentimos envolvidos por esta quadra quando estavamos lá dentro.




Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

Dezembro!

Ao longo do mês de Dezembro foram diversas as histórias que ouvimos sobre o nascimento do menino Jesus. A partir delas conversámos sobre a importância desta data festiva e da sua celebração, bem como daquilo que consideramos ser o Natal para cada um de nós, e que acabou por decorar um dos placards da nossa sala.

Foi um mês vivido intensamente por todos nós, repleto de muitas alegrias, surpresas e miminhos, sempre acompanhado de muitas canções e músicas natalícias!!!





Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*



Estendal de Pinheirinhos de Natal!

Pois é, como não podia deixar de ser, esta época natalícia contámos com mais uma participação dos pais na nossa decoração da sala.

Com a chegada desta altura do ano tão familiar, apelámos à boa vontade dos pais em nos ajudarem a tornar a nossa sala mais natalícia e com um cheirinho à casa de cada um dos meninos e meninas do nosso grupo.

Enviámos para casa dois pinheirinhos de Natal que precisavam de ser decorados a rigor. Tendo em conta que parte do nosso Projecto Curricular de Sala está ligado aos valores, nada melhor que esta época festiva para enaltecer aqueles que estão relacionados acima de tudo com a família e, consequentemente, com o Natal, pois tal como dissemos o ano passado “Melhor do que todos os presentes debaixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz” (autor desconhecido).

Assim, apelámos à imaginação de cada um... e olhem só as obras de arte que nos chegaram:




Um muito obrigada a todos os pais que participaram!

Acreditem que cada árvore, realizado por vocês com os vossos filhos, foi uma presença bastante importante na nossa sala e é sempre um motivo de orgulho para as vossas crianças.



Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

O Natal em todo o lado (=

Durante o presente mês, tivemos oportunidade de tirar algumas fotografias com o gorro de Pai Natal, junto à árvore dos meninos do J.I., de participar na missa de Natal da nossa escola, na Igreja de S. Lourenço, onde todas as crianças e idosos estiveram presentes, e de escrever, em conjunto, uma carta para o Pai Natal, acompanhada por um desenho que cada um de nós fez com muito carinho para lhe enviar pelos Correios.



Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

Fotografia de Grupo =)

No início do mês de Dezembro, o fotógrafo João veio à nossa sala tirar a fotografia de grupo.

Enquanto esperávamos que ele entrasse na sala, a Leandra disparou a máquina...
E aqui está o resultado:
(Infelizmente o nosso grupo não ficou completo na fotografia,
pois nesse dia faltaram alguns meninos da nossa sala.)


Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

Espectáculo "A Floresta d'Água"

No passado dia 16 de Dezembro assistimos a um espectáculo na Aula Magna, designado por "A Floresta d'Água", promovido pela empresa Foco Musical (da qual faz parte o nosso professor de música).

Foi um espectáculo bastante interactivo, que contou com a participação activa de todas as crianças através de canções, de gestos e dos instrumentos construídos com os pais.

Em nome da Sala dos 3 Anos e em nome do professor Diogo (o nosso professor de Música), agradecemos a dedicação dos pais na elaboração dos dois instrumentos, acreditem que valeu a pena, pois as vossas crianças sentiram-se bastante orgulhosas e adoraram fazer parte do espectáculo com algo que trouxeram de casa.

A Aula Magna encheu-se de movimento, luz, cor, música, que nos deixou a todos muito espantados e, por vezes, mesmo extasiados... Adorámos o espectáculo e apenas um de nós teve um bocadinho de medo, mas apenas no início, pois quando a música começou, depressa o medo passou. =)

Sei que a curiosidade à volta deste espectáculo foi bastante, por isso, tive o cuidado de tirar algumas fotografias e fazer alguns filmes. No entanto, tanto as fotografias como os filmes apresentados são poucos e curtos, pois a dinâmica do espectáculo foi tanta que nos foi impossível conseguir mais.

Assim, aqui fica uma breve passagem por aquilo que as vossas crianças puderam assistir, participar e vivenciar neste espectáculo:




Foi uma manhã que certamente ficará nas nossas memórias!

Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

MASSA DE SAL

No fim do mês de Novembro, fizémos algumas actividades com massa de sal.

Primeiro, observámos, tocámos e provámos os diferentes ingredientes que compõem a massa.

Depois, explorámos e brincámos com a massa, utilizando as nossas mãos e alguns utensílios de modelar.

Posteriormente, numa outra actividade, explorámos a mesma massa, mas desta vez de forma diferente, pois colorimo-la com corante alimentar.


Se para alguns de nós foi estranho, para outros foi muito divertido, mas no fundo todos gostámos de "pôr as mãos na massa".








Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

Dia Internacional dos Direitos da Criança

Este ano trabalhámos, na sala, esta data tão importante, realizando um trabalho colectivo que assinalou a nossa comemoração deste dia.

Como este ano o dia 20 de Novembro foi um domingo, só na semana seguinte é que começámos a conversar, em grande e pequeno grupo, sobre esta data.

Assistimos a um pequeno filme, feito por meninos de outra escola, que nos ajudou a perceber melhor o que são e quais são os direitos da criança.

(Tal como há muito prometido, aqui fica o filme que nós vimos na sala:)





Por fim, e no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança, realizámos uma pintura colectiva (em pequenos grupos), utilizando pincéis e guaches.





Foi MUITO DIVERTIDO e todos nós ADORÁMOS A EXPERIÊNCIA!!!
E, acima de tudo, serviu para que pudessemos perceber, ainda que de forma muito subtil, determinados valores ligados a esta data.


Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*




domingo, 12 de dezembro de 2010

Parabéns BÁRBARA, Parabéns RODRIGO SOUSA e Parabéns CATARINA TRINDADE!

No passado mês de Novembro, três meninos da nossa sala fizeram 3 anos =)

Estamos a um passo de termos todos 3 aninhos.
Está quase, quase, e logo a seguir começamos a comemorar o nosso 4º aniversário...


A Bárbara festejou connosco o seu 3º aniversário no dia 23 de Novembro!


Muitos Parabéns Bárbara!!!






No dia 25 de Novembro, o Rodrigo Sousa comemorou 3 anos na nossa companhia.

Feliz Aniversário Rodrigo!!!







E, ainda, a Catarina Trindade, que também esteve de PARABÉNS no dia 29 de Novembro.

Parabéns Catarina!!!





Beijocas larocas para os três dos amigos da Sala dos 3 Anos, da Leandra, da Margarida e da Teresa*