segunda-feira, 21 de março de 2011

Convite Especial a cada PAI...

A Sala dos 3 Anos espera que todos os pais do Mundo tenham tido um Sábado bem diferente, recheado de muitos miminhos e rodeado de quem mais vos ama: os vossos filhotes!


Que todos tenham tido: UM FELIZ DIA DO PAI!!!



Agora, aqui fica o convite da vossa criança:



Olá Pai!

Está a chegar uma data muito importante para ti e para mim: o Dia do Pai!

Como gostava muito de comemorar esta data ao teu lado, quero convidar-te para no dia 25 de Março, Sexta-Feira, apareceres na minha sala por volta das 9h30. Tens de vir com roupa confortável e trazer boa-disposição e espírito de aventura, pois durante algum tempo vamos brincar juntos. Se aceitares este desafio, no fim, recebes um miminho feito por mim.

Quero muito que estejas presente, por isso, não faltes!





Um beijinho e um xi-coração de mim para ti!!!

Espectáculo "A Tartaruga" no Coliseu dos Recreios

Pais não se esqueçam que amanhã, dia 22 de Março, Terça-Feira, vamos assistir, no Coliseu dos Recreios, a mais um espectáculo promovido pela Foco Musical: "A Tartaruga".

A Foco Musical, através desta fábula sinfónica, pretende evidenciar a aprendizagem dos instrumentos de Banda Sinfónica e sua organização por famílias, valorizando este tipo de instrumentação e homenageando a “escola” que mais músicos tem formado em Portugal: as Bandas Filarmónicas.

A história gira à volta de uma tartaruga invejosa que convence os outros seres marinhos a destituírem o peixe-rei. Quando o poder cai nas mãos da tartaruga, os oceanos ficam poluídos e gera-se o caos. Assim, do ponto de vista extra-musical, a história aborda questões tão importantes como a preservação dos oceanos e dos recursos marinhos e, numa perspectiva de biodiversidade, algum conhecimento da fauna marinha.

Como a nossa saída ocupará toda a manhã, amanhã não teremos a actividade extracurricular de Ginástica, sendo compensada na Sexta-Feira, dia 25 de Março, com a comemoração do Dia do Pai.

Para que ninguém fique na escola, não se esqueçam que temos que estar todos na sala até às 8h45.

NÃO SE ATRASEM!

Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

Parabéns Rodrigo César!

No passado dia 12 de Março, o nosso amigo Rodrigo César fez 4 anos!

Deixamos-te aqui os nossos MUITOS PARABÉNS e esperamos que tenhas tido um grande dia.

*Beijoca laroca dos amigos da Sala dos 3 Anos, da Leandra, da Margarida e da Teresa*



quinta-feira, 10 de março de 2011

Parabéns RAQUEL!




Hoje a nossa amiga Raquel fez 4 aninhos!


Muitos Parabéns e um dia muito feliz para ti, é o que todos nós desejamos.






Obrigada por teres partilhado este dia connosco. E pedimos desculpa por não termos nenhuma fotografia do teu bolo.


*Beijoca laroca dos amigos da Sala dos 3 Anos, da Leandra, da Margarida e da Teresa*



quarta-feira, 9 de março de 2011

Jogo das Figuras Geométricas

Na Sexta-Feira passada, realizámos um jogo muito difícil: o Jogo das Figuras Geométricas!

Antes de darmos início ao jogo, sentámo-nos numa grande roda e fomos conversando sobre cada figura geométrica que saía de dentro da nossa saquinha das surpresas.


Com elas aprendemos uma canção, onde uma quadra falava do círculo, outra do triângulo, outra do quadrado e outra quadra falava do rectângulo.



Depois escutámos, com atenção, as regras deste jogo e lá fomos nós jogá-lo... No entanto, o jogo contou com algumas variantes, o que nos obrigava a estar com muita atenção.


Com os nossos colares de figuras geométricas dançámos muito ao som da música, dançámos uns com os outros, dançámos com as nossas figuras... até que a música parou e nós tivemos de nos agrupar segundo a cor da nossa figura.


Depois, a música recomeçou e nós continuámos a dançar... até que a música parou novamente e nós tivemos que nos agrupar segundo a forma da nossa figura.


Estas paragens foram repetidas várias vezes, mas sem dúvida que a parte mais difícil era quando nos tinhamos que agrupar segundo a forma da nossa figura.







Divertimo-nos imenso com este jogo, que nos ajudou a assimilar aprendizagens de uma forma lúdica. Certamente que o voltaremos a jogar!


Para concluir a actividade, quem quis manipulou e fez o contorno de algumas figuras geométricas com recurso às folhas de papel brancas, aos lápis e a algumas figuras de plástico de várias cores e tamanhos.



Por último, importa agradecer aos nossos amigos da sala dos 4 anos por nos terem emprestado os colares que compõem este jogo. Para eles o nosso MUITO OBRIGADA acompanhado de um beijinho repenicado de todos os amigos da Sala dos 3 Anos*







Baile de Máscaras!

No passado dia 3 de Março, todas as crianças da Creche e do Jardim de Infância vieram devidamente mascaradas para a escola para comemorarmos, todos juntos, a chegada desta data tão excitante para os mais pequenos, e não só...


Na nossa sala, “vestida” a rigor, viveram por um dia princesas, príncipes, mosqueteiros, piratas, fadas, cowboys, minnies, faíscas mcqueen, abelhas, bruxas, brancas de neve e palhaços que dançaram e saltaram sem parar.


Foi um baile de máscaras muito divertido, onde nem os adultos escaparam ao contágio!





Para assinalar esta data festiva fizemos, ainda, outro trablaho.


Elaborámos e decorámos um adereço de Carnaval para ficar exposto no nosso refeitório, juntamente com os restantes trabalhos das outras salas.

Assim, na nossa sala, fomos a votações para eleger uma máscara ou um chapéu como o nosso adereço de Carnaval, onde venceu a máscara com a maioria dos votos.


Os adultos fizeram uma máscara em ligadura de gesso que as crianças decoraram colando muitas lantejoulas de diversas cores.






Depois, foi só colar o cabelo feito de serpentinas e... estava pronta!


Vejam só como ela ficou bonita:





Terminado esta data festiva tão empolgante, e passados uns dias, foi altura de recordar as nossas indumentárias. Para isso, expusemos, fora da sala, fotografias de cada um de nós vestido a rigor para que todos, famílias, crianças e funcionários, pudessem ver.



Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*



O que pensamos sobre o Carnaval?

Chegada esta altura do ano tão esperada pelas nossas crianças, decidimos perguntar-lhes afinal o que é o Carnaval para cada uma delas...


Depois, com este registo, os adultos da sala fizeram umas máscaras, com as cores que cada criança escolheu, para elaborar um mural no hall do Jardim de Infância.


E o resultado foi este:




Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*




Actividade Físico-Motora com Balões!

No final do mês passado, o nosso amigo Rodrigo César trouxe balões para dar aos amigos.

Como estava quase a chegar o Carnaval, aproveitámos os balões para realizar uma actividade físico-motora e para enfeitar a nossa sala.

Iniciámos a actividade com um pequeno aquecimento, onde executámos vários movimentos ao som de uma música. De seguida, começámos por brincar com um balão, sem o deixar cair. Depois, aos poucos, foram surgindo cada vez mais balões, até cada um de nós ficar com um balão.

Com os balões na mão, tocámos em várias partes do nosso corpo, deslocámo-nos de diferentes maneiras, jogámos o jogo das estátuas e o jogo das cores, onde cada um de nós tinha que se juntar com as restantes crianças cujos balões eram da mesma cor. Para terminar, sentámo-nos todos no chão e realizámos diferentes acções de acordo com a cor do nosso balão.

Por último, deitámo-nos no chão com o balão, de olhos fechados, a ouvir uma música bem calminha.

Depois da actividade terminada, foi altura de pendurar os balões e as serpentinas para decorar e preparar a nossa sala para o Baile de Carnaval!




Todos nós vivemos esta sessão com bastante intensidade!



Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*



Brincadeira na Garagem

Aqui fica o registo de um pequeno momento de brincadeira, em pequeno grupo, na nossa Área da Garagem...













É fabuloso a intencionalidade na acção presente nesta brincadeira não concordam?!



Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*


Obrigada Benedita (=

No início deste mês, a nossa amiga Benedita fez biscoitos em casa com a mãe e trouxe para partilhar com os amigos... Estavam deliciosos!!!


Obrigada à Benedita e aos pais por este miminho!



Um beijinho e um xi-coração dos amigos da Sala dos 3 Anos*


O INVERNO na nossa sala!


OS BEIJINHOS DA CHUVA NA PELE

DÃO VONTADE DE DANÇAR.


E ÀS VEZES PARECEM MEL

QUE NO INVERNO NOS FAZEM VOAR.





Pois é pais, para assinalar a chegada desta estação do ano, dentro da nossa sala, também estivemos a trabalhar.



Um destes trabalhos verificou-se bastante importante para nós e para a nossa motricidade fina, pois demos início ao corte com a tesoura.

Com ela cortámos pedacinhos de papel pequeninos e colámos por trás dos chapéus de chuva já pintados, anteriormente, com a técnica dos berlindes.





Depois de prontos, pendurámo-los dentro da nossa sala, logo à entrada.




Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*


Parabéns INÊS!

No passado dia 25 de Fevereiro, a nossa amiga Inês fez 4 anos!

Pois é, a menina mais velha da nossa sala já festejou a sua quarta primavera! Estamos a ficar cada vez mais crescidos!!!


Pedimos desculpa à Inês, mas não temos nenhuma fotografia do bolo que levas-te para a escola para partilhar com os amigos.


No entanto, aqui ficam os nossos MUITOS PARABÉNS!!!




*Beijoca laroca dos amigos da Sala dos 3 Anos, da Leandra, da Margarida e da Teresa*



sábado, 5 de março de 2011

ANIVERSÁRIOS!

Com mais uma participação dos pais da nossa sala, elaborámos o instrumento de trabalho: os ANIVERSÁRIOS!
 
 
 
 
Obrigada pela colaboração!!!
 
 
 
Um beiinho e um xi-coração dos amigos da Sala dos 3 Anos*