sexta-feira, 30 de novembro de 2012

À Descoberta dos Números

No decorrer do mês de Novembro, fomos realizando uma pequena ficha de trabalho, no domínio da matemática, ligada à escrita dos números e à sua contagem.


A ficha de trabalho foi realizada pelas crianças do grupo com algumas disparidades de acordo com as dificuldades de cada um no domínio da matemática. Se para umas crianças foi suficiente algumas indicações por parte dos adultos, para outras esta tarefa teve de ser feita a par e passo entre criança e adulto. Deste modo, torna-se fundamental proporcionar ao grupo cada vez mais tarefas e actividades que visem o trabalho neste sentido.


Beijo repenicado e abraço apertado dos amigos dos 5 Anos*


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Mapa de Portugal e as Férias de Verão


Este trabalho, apesar de ter sido realizado tardiamente relativamente às férias de verão, foi algo que foi extremamente significativo para o grupo de crianças e que mais uma vez contou com a participação das famílias. Este aspecto deve-se essencialmente porque partimos de algo muito concreto e que os deixa bastante contentes, que são as férias grandes, para outro tipo de conhecimentos. 

O facto de o trabalho ter sido concluído no decorrer deste mês foi complementado com a actividade de expressão musical, uma vez que nela abordaram temas como o primeiro rei de Portugal e aprenderam algumas canções relacionadas com este assunto. 








































 Deste modo, o trabalho esteve exposto durante todo o mês de Novembro e eram constantes as paragens junto dele para troca e partilha de comentários e observações por parte das crianças. A aprendizagem do Hino Nacional foi uma surpresa, uma vez que algumas crianças do grupo já o conheciam e sabiam cantar, enquanto outras tiveram que aprender, mas fizeram-no de uma forma bastante fácil. 




Um beijo repenicado e um abraço apertado do Grupo dos 5 Anos*


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O DIA NACIONAL DO PIJAMA NA NOSSA SALA


O que é o Dia Nacional do Pijama?


"O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 6 anos, nas escolas e instituições participantes, de todo o país, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades divertidas, até regressarem a casa.
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que uma criança deve crescer numa família.
O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida."





Na Sala dos 5 Anos, este dia foi bastante diferente e vivido por cada criança com extremo entusiasmo. No nosso grupo, tanto as crianças como os adultos aderiram na sua plenitude. A manhã foi passada em brincadeira livre e na Actividade de Expressão Físico-Motora, enquanto a tarde foi dedicada a uns jogos bastante divertidos, diferentes e contextualizados nesta data, realizados no ginásio da instituição. 


























Foi um dia muito bem passado que consideramos importante que integre, daqui para a frente, o nosso Plano Anual de Actividades!


Beijo repenicado e abraço apertado*


domingo, 18 de novembro de 2012

Cantata O CONQUISTADOR

No dia 16 de Novembro assistimos à cantata 
O Conquistador na Aula Magna.




Foi mais um espectáculo promovido pela Foco Musical e trabalhado com o grupo nas sessões de Expressão Musical.










O nosso professor Diogo sempre presente na orquestra:






Pode-se dizer que foi um dos melhores espectáculos que assistimos promovidos pela Foco, dada a riqueza de instrumentos apresentados, a diversidade de momentos cantados que contavam uma história e a atenção e participação por parte do grupo de crianças que, mesmo depois do espectáculo, continuam a cantar estas canções.


Beijos repenicados e abraços apertados dos amigos dos 5 Anos*