segunda-feira, 14 de junho de 2010

Informações fundamentais sobre a Colónia Balnear!

No passado dia 8 de Junho teve lugar a nossa reunião de final de ano, onde falámos, entre outros assuntos, da Colónia de Férias


Assim, aqui ficam as informações importantes que os papás precisam de saber:


• A Colónia realiza-se de 14 de Junho 2010 a 25 Junho 2010, numa das praias da Costa da Caparica (Praia da Mata);

• As crianças são acompanhadas por 5 adultos, 2 Educadoras da sala, 2 Ajudantes de Acção Educativa da sala e 1 Estagiária;

• A Rotina/Horários são alterados, o almoço realiza-se por volta das 14h, o repouso por volta das 14h30m e o lanche por volta das 16h30m;

• A partida da escola é às 8h30m, mas a entrada para o autocarro faz-se às 8h15m. É importante o cumprimento do horário;

• O regresso à instituição será entre 13h/13h30 (saída da praia entre 12h/12h30m);

• Agradecemos a todos os pais que antes de nos entregarem a criança a ponham a fazer xixi;

• As crianças devem ser entregues à educadora/ajudante de acção educativa, na sala, no período que antecede a saído do grupo para o autocarro, de modo a nos organizarmos (deverão trazer a mochila ás costas e o chapéu colocado na cabeça);

• As crianças que chegarem atrasadas ficarão na instituição (sala 1 ano). Não é permitido levar crianças à praia;

• Se o tempo estiver incerto, por norma, vamos sempre espreitar como está “do lado de lá”. E, só depois, é que tomamos as decisões/opções.



Na Instituição...

• Nesta época as rotinas e os horários são alterados, assim como o funcionamento da sala;

• Na sala de actividades irão ficar cadeiras com o nome das crianças e as fotografias, onde deverão deixar o saco com uma muda de roupa, a toalha de banho (adequada ao tamanho da criança) e os sapatos, tudo identificado, para que as crianças possam trocar de roupa depois do duche. A roupa e o calçado devem ser o mais práticos possíveis, sem botões, cintos, suspensórios…o calçado deve ser sem atacadores…devem, também, colocar em cima da cadeira 2 sacos plásticos (um para o fato de banho outro para o calçado molhado);

• Quando as crianças chegam da praia tomam um duche ligeiro (calçadas, por isso recomenda-se que mandem calçado que se possa molhar), no poliban do jardim de infância, apenas para tirar as areias e a água salgada do corpo;

• O almoço será pelas 14h e o lanche às 16h30;

• O repouso será das 14h30/14h45 até às 16h30;

• A mochila da praia e o saco da muda de roupa deverá ir todos os dias para casa. A toalha de banho que fica nas costas da cadeira, fica ao critério dos pais, de levar todos os dias ou de apenas ser substituída a meio da semana.



Na Praia...

• A roupa e o calçado que levam para a praia deve ser o mais prático possível: t-shirt amarela e o chapéu azul da instituição. As crianças devem de nos ser entregues já com estes dois artigos vestidos. Sem os mesmos a criança não pode frequentar a praia;

• O calçado deve ser prático, a criança deverá saber andar com ele;

• Colocar sempre o protector solar (factor 60) de manhã em casa, que depois nós reforçamos na praia, por isso, o protector solar deverá ir identificado, na mochila, dentro de uma bolsinha;

• Não é permitido levar brinquedos pessoais para a praia, a Instituição tem e leva-os;

• As crianças usam um colar com a identificação da Instituição, que é posto e retirado por nós;

• Cada grupo tem um chapéu de sol amarelo (igual à t-shirt). Na sua sombra são colocadas as mochilas. O calçado de todas as crianças do grupo é colocado num saco para o efeito, e as suas roupas são colocadas dentro das respectivas mochilas;

• Os chapéus-de-sol são dispostos de forma circular, a intenção é sermos vistos por todos os adultos e crianças da colónia. As crianças brincam no centro e as toalhas fazem a delimitação do espaço;

• Vamos ao banho sempre em grupo, os adultos fazem uma barreira dentro da água, nas laterais e na areia, formando uma espécie de quadrado;

• A mochila que a criança levar para a praia deve ser adequada ao seu tamanho e com as alças ajustadas;

• A mochila deve conter: a toalha de praia (adequada ao seu tamanho), uma bolsa para o protector solar, um lanchinho (não é permitido levarem alimentos que se deteriorem com o calor e que dificultem a digestão). Para o lanche a meio da manhã, aconselhamos água em vez de sumos, metade de um pãozinho ou bolachas, e a fruta deve ir cortada ou descascada dentro de um recipiente. Leite, bananas, iogurtes é de excluir;

• Nas sextas-feiras de cada semana é costume as crianças comerem um gelado (mini-milk ou Epá), que é facultativo e custa 1€.



TUDO, MAS MESMO TUDO O QUE PERTENÇA À CRIANÇA DEVE ESTAR IDENTIFICADO!!!


• Não nos responsabilizamos por artigos que desapareçam;

• Roupas, mochilas, cuecas, caixas, protector solar, caso alguém leve por engano, será fácil de devolver se estiver tudo identificado;

• Colaborem connosco, pois as crianças ainda são muito dependentes do adulto, e se facilitarem a sua autonomia, permitem uma resposta mais rápida da nossa parte às suas necessidades;

• Se houver crianças que fiquem indispostas nas viagens, por favor, avisem-nos;

• Se a criança estiver com diarreia, ou outra situação que requeira cuidados especiais não pode ir à praia.




Obrigada pela compreensão e colaboração!



Beijinhos, abraços e muitos palhaços da sala dos 2 anos =)

Sem comentários:

Enviar um comentário