sábado, 30 de junho de 2012

Festa de Final de Ano

 
Este ano a nossa festa de final de ano lectivo contou com um momento bem diferente do habitual: um Arraial na nossa escola.
 
 
Infelizmente, não temos fotografias que registem esta grande festa que teve lugar no dia 22 de Junho, mas temos o registo daquilo que preparámos para vender no nosso arraial.
 
 


 

 
 
 
 
Todos os funcionários se dedicaram a 100% para que tudo corresse na perfeição e pudessemos passar bons momentos de convívio entre escola e famílias.
 
 
 
Obrigada pela presença e
boa disposição de todos =)
 
 
 
Beijocas larocas dos amigos dos 4 Anos*
 
 
 
 

Placard de Verão!

 
O placard do hall do Jardim de Infância abordou um tema que foi regular durante todos os dias da nossa colónia balnear:




Beijocas larocas dos amigos dos 4 Anos*


 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Feliz Aniversário CAMILA!


Hoje, dia 21 de Junho,
a nossa Camila faz 5 Anos!

 
 
 
Como de manhã estivémos na praia, a Camila teve direito a um bolo de areia e tudo.



PARABÉNS CAMILA!!!


 


Uma beijoca laroca dos amigos dos 4 Anos,
da Leandra e da Margarida*



terça-feira, 12 de junho de 2012

Feliz Aniversário MARIA INÊS!


No dia 10 de Junho, a nossa Maria Inês comemorou o seu 5.º Aniversário!



MUITOS PARABÉNS!!!



Obrigada pelos miminhos.



Uma beijoca laroca dos amigos dos 4 Anos*


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Colónia Balnear 2012


INFORMAÇÕES SOBRE
A COLÓNIA BALNEAR 2012

         Jardim de Infância – Sala dos 4 Anos




§   A colónia balnear realiza-se de 18 de Junho a 29 de Junho de 2012, na Praia de Carcavelos, em Cascais.

§   O grupo de crianças, durante a colónia, será sempre acompanhado pelos dois adultos da sala, sendo eles a Educadora e a Ajudante de Acção Educativa. Contaremos, ainda, com a presença de um terceiro elemento, uma monitora que nos apoiará durante estas duas semanas.

§   A partida da escola será feita às 8h30, mas a entrada para o respectivo autocarro será efectuada às 8h15. É imprescindível o cumprimento deste horário.

§   A saída da praia será feita às 12h15, a partida do autocarro será às 12h30 e o regresso à instituição será efectuado por volta das 13h.

§   Agradecemos a todos os pais que antes de entregarem a criança à equipa educativa da sala que a levem à casa de banho para fazer chichi e lavar as mãos.

§   As crianças devem ser entregues à Educadora ou Ajudante de Acção Educativa no período que antecede a saída para o autocarro, para que o grupo se possa organizar ainda na sala.

§   As crianças que chegarem atrasadas ficarão na instituição com as respectivas funcionárias da Creche. Não é permitido levar as crianças à praia.

§   As crianças que não estão inscritas na colónia balnear ficarão na instituição nas Salas de 1 e 2 Anos, com as respectivas funcionárias, juntamente com as crianças da sala dos 2, dos 3 e dos 5 anos. Durante o repouso as crianças ficarão na Sala dos 2 Anos.

§   Se houver crianças que, habitualmente, fiquem indispostas nas viagens, por favor, avisem a equipa educativa da sala.

§   Se a criança estiver com diarreia durante a colónia balnear, ou outra situação que requeira cuidados especiais, não pode ir à praia.

§  Se o tempo estiver incerto, por norma, vamos sempre até à praia e só depois é que tomamos alguma decisão.
              







NA INSTITUIÇÃO…

1.       Durante a colónia balnear, tanto a rotina do grupo e os seus horários, como o funcionamento da sala são alterados.


2.     Todos os dias, quando as crianças chegam da praia, tomam um duche ligeiro de mangueira (calçadas, por isso não se esqueçam de mandar calçado que se possa molhar) no ATL, apenas para tirarem as areias e a água salgada do corpo.


3.     O almoço realizar-se-á às 13h30/13h45 e o lanche por volta das 16h30.


4.    O repouso será feito das 14h/14h30 até às 16h.


5.     Na sala será disposta uma roda com várias cadeiras, que serão identificadas com os nomes de cada criança. Nestas cadeiras os pais devem deixar:


- NA PARTE DE CIMA, uma muda de roupa e dois sacos de plástico para que possamos colocar a roupa e o fato de banho molhado que as crianças trazem da praia;

- NA PARTE DE BAIXO, devem colocar o calçado;

- NAS COSTAS DA CADEIRA, devem colocar a toalha de banho (adequada ao tamanho da criança).



6.    Tanto a roupa como o calçado devem ser os mais práticos possíveis, sem botões, cintos, suspensórios, sem atacadores, entre outros, e se os sapatos forem de fivelas, estas devem ser deixadas desapertadas.


7.     A mochila da praia e o saco da muda de roupa devem ir para casa todos os dias. No caso da toalha de banho, fica ao critério dos pais a regularidade com que a levam para casa. No entanto, quer a toalha fique no cabide, quer fique na cadeira, no dia seguinte, a toalha de banho deve ser colocada no local pedido no ponto 5, referido anteriormente.


 


NA PRAIA…

1.       A t-shirt amarela e o panamá azul da instituição são de uso obrigatório, todos os dias da colónia. Deste modo, as crianças devem ser entregues aos responsáveis da sala já com estes dois artigos colocados, pois caso contrário a criança não poderá ir à praia.


2.     A roupa que as crianças levam para a praia também deve ser a mais prática e confortável possível.


3.     O calçado deve ser, igualmente, prático. A criança deve saber andar com o que leva calçado (não levar chinelos sem presilha atrás), e este deve poder ser molhado (não são permitidos ténis e meias).


4.    Cada criança deve colocar protector solar em casa e deve levá-lo na sua mochila que vai para a praia, devidamente identificado, para que a equipa educativa possa fazer o reforço do protector a meio da manhã.


5.     Não é permitido levar brinquedos de casa para a praia, pois a instituição leva os seus próprios brinquedos (baldes, formas, ancinhos, regadores).


6.    Durante a colónia, as crianças irão usar uma pulseira de identificação da instituição, que será colocada no primeiro dia da colónia e só será retirada depois da colónia terminar.


7.     Cada grupo de crianças tem um chapéu-de-sol amarelo (da mesma cor da t-shirt), para que na sua sombra sejam colocadas as mochilas das crianças. Quando chegamos à praia, todas as crianças colocam o calçado num saco que é levado para esse efeito, enquanto as roupas são colocadas dentro das respectivas mochilas.


8.     Os chapéus-de-sol de cada sala são dispostos de forma circular, de forma a serem vistos por todos os adultos e crianças da instituição que estão na praia. As toalhas fazem a delimitação do espaço para que as crianças possam brincar no centro do círculo.


9.    As crianças vão ao banho no mar, sempre em grupo, para que todos os adultos façam uma barreira dentro de água, nas laterais e na areia, formando uma espécie de quadrado onde as crianças possam estar no meio.


10. A mochila que a criança leva para a praia deve ser adequada ao seu tamanho e com alças devidamente ajustadas. A mochila azul da instituição deve ficar pendurada no cabide da criança com uma muda completa de roupa (t-shirt, calças, meias, cuecas e sapatos) no seu interior.

 
11.    A mochila da praia deve conter:

- a toalha de praia (igualmente adequada ao tamanho da criança);

- uma bolsa com o protector solar (devidamente identificado, tal como já foi referido);

- um lanchinho para as crianças comerem a meio da manhã. Tenham em conta os gostos dos vossos filhos, no entanto não é permitido levar alimentos que se deteriorem com o calor e que dificultem a digestão ou ainda que provoquem más disposições (ex.: chocolates, cremes, leite, banana, entre outros). Aconselhamos um sumo, metade de um pãozinho ou bolachas, uma peça de fruta e uma garrafa de água.


 
12.   Nas Sexta-Feira de cada semana da colónia é habitual as crianças comerem um gelado na praia (Mini-Milk ou Epá). Os gelados têm o custo de 3€ (1,50€ cada gelado) e são facultativos. O dinheiro dos dois gelados deve ser entregue antes do início da colónia balnear e o troco será restituído depois do fim da mesma.

 

  

MUITO IMPORTANTE:

Tudo o que é pertence da criança deve estar devidamente identificado!!!




Obrigada pela vossa compreensão e colaboração!
               A Educadora, Leandra Vital
             
               A Coordenadora Pedagógica, Amélia Correia
            

Feliz Aniversário RITA!



No dia 7 de Junho a nossa Rita completou 5 Primaveras!



PARABÉNS!!!




Beijocas larocas dos amigos dos 4 Anos,
da Leandra e da Margarida*




sábado, 9 de junho de 2012

Feliz Aniversário MATILDE!


Hoje, dia 9 de Junho, é o teu dia Matilde,
pois completas 5 Aninhos!


Esperamos que esse teu dia seja espectacular, rodeada daqueles que mais te amam.



Uma beijoca laroca dos amigos dos 4 Anos, da Leandra e da Margarida*


Teatro "Os Cozinheiros D'Oz"!



No dia 6 de Junho, Quarta-Feira, apanhámos a camioneta da Junta de Freguesia e fomos até ao Centro Cultural de Carnide (CCC), no Bairro Padre Cruz, para assistirmos a uma peça de teatro.




À nossa espera estava um conjunto de palhaços que nos fizeram uma recepção muito divertida...








 
Tivemos, ainda, oportunidade de visualizar uma pequena exposição que se encontrava no CCC.






Depois de algum tempo, entrámos na sala de teatro pelas mãos das duas personagens principais desta peça: o Chefe e a Ajudante de Cozinha, a Umbelina, que logo logo subiram para cima do palco para dar início ao espectáculo.





 
Durante o mesmo, contámos com algumas participações especiais...


Por fim, importa referir que a peça Os Cozinheiros D'Oz corresponde a um texto para a infância que narra as aventuras e desventuras de um Chefe de cozinha convencido de que é um mestre na arte de cozinhar e da sua ajudante Umbelina que, pelo contrário, acha que de culinária ele nada percebe e se não fosse a sua competência como ajudante, a ruína do restaurante seria um facto irremediável. Deste modo, a relação entre os dois é no mínimo bastante “musculada”. Para complicar a situação aparece, de forma imprevista, um cantor rock que também quer experimentar a sua arte na culinária. O tom da narrativa decorreu num tom de farsa, na qual a música está sempre presente.



 
Apesar dos chuviscos, foi uma manhã bem passada no CCC!



Beijocas larocas dos amigos dos 4 Anos*





sexta-feira, 8 de junho de 2012

Parabéns e Muitas Felicidades para os Finalistas!




No passado dia 5 de Junho teve lugar na nossa escola a cerimónia dos Finalistas.

Como não podia deixar de ser, nós e todos os grupos das diversas valências do CSPC estivemos presentes na Igreja de S. Lourenço, onde foram benzidas as fitas dos finalistas, onde cantámos, rimos e até nos comovemos.










Seguiu-se um belo lanche no refeitório, com direito a bolo e a cantar de parabéns aos finalistas...









O grupo dos 4 Anos quer deixar aqui uma beijoca laroca para os finalistas do Jardim de Infância e do ATL, com votos de um caminho cheio de amor, amizade, saúde e muita felicidade!!!





terça-feira, 5 de junho de 2012

Feliz Aniversário DUARTE!


Hoje, dia 5 de Junho,
o nosso amigo Duarte completa 5 Aninhos.



MUITOS PARABÉNS!!!



Beijocas larocas dos amigos dos 4 Anos,
da Leandra e da Margarida*




domingo, 3 de junho de 2012

Dia Mundial da Criança =)


No dia 1 de Junho, assinalámos o Dia da Criança com uma manhã bem especial...


Decidimos comemorar este dia tão importante em movimento numa gincana no espaço exterior da nossa escola.





A Sala de 1 Ano, dos 2, 3, 4 e 5 Anos dividiram-se por seis jogos espalhados pelo nosso recreio.

 







 
-----










-----







-----









-----











-----







Foi uma manhã extremamente
agitada, mas muito, muito divertida =)




E, no fim, todos levaram um miminho especial para casa:




Beijocas larocas dos 4 Anos*