quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Exploração dos Frutos de Outono!

 
Com a chegada do Outono, decidimos pedir a colaboração dos pais para nos ajudarem a reunir a maior diversidade de frutos característicos desta estação do ano.
 
 
 
 
Já com os frutos na sala, reunimo-nos em grande grupo para conversar, tocar, sentir, cheirar, explorar e provar cada um deles. Ora vejam:







 









 











 
 
 
Para concluir esta actividade, cada um de nós escolheu um fruto e desenhou-o à vista.









 
 
 
No dia seguinte, tivemos, ainda, oportunidade de provar doce de marmelo, feito pela avó da Madalena, acompanhado de umas bolachinhas de água e sal que a Madalen também trouxe.

 




 
 
 
Por último, afixámos o registo desta nossa actividade
e todos os nossos desenhos no hall do Jardim de Infância, para partilharmos com todo a comunidade educativa.
 


 


 








 




 

 
 
 
 
Esta actividade foi vivida pelo grupo com bastante entusiasmo, uma vez que o facto de o grupo poder tocar, cheirar e provar cada fruto foi, sem dúvida, a melhor forma de adquirirem diversos conhecimentos acerca destes alimentos. No entanto, se umas crianças decidiram, desde logo, provar todos os frutos, houve outras que optaram por não provar alguns deles e que não gostaram doutros que provaram, fazendo inúmeras "caretas".
 
 
 
Também a segunda parte desta actividade, verificou-se igualmente importante, na medida em que foi notório a evolução dos seus desenhos, com uma percepção mais precisa de cada pormenor. A maioria das crianças do grupo respeitou a cor, a posição, o tamanho do fruto, no entanto, uma ou outra criança demonstrou ter tido mais dificuldade em transpor a realidade para o desenho.
 
 
 
 
 
Um beijo repenicado e um abraço apertado do grupo dos 5 anos*
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário