quarta-feira, 9 de março de 2011

Jogo das Figuras Geométricas

Na Sexta-Feira passada, realizámos um jogo muito difícil: o Jogo das Figuras Geométricas!

Antes de darmos início ao jogo, sentámo-nos numa grande roda e fomos conversando sobre cada figura geométrica que saía de dentro da nossa saquinha das surpresas.


Com elas aprendemos uma canção, onde uma quadra falava do círculo, outra do triângulo, outra do quadrado e outra quadra falava do rectângulo.



Depois escutámos, com atenção, as regras deste jogo e lá fomos nós jogá-lo... No entanto, o jogo contou com algumas variantes, o que nos obrigava a estar com muita atenção.


Com os nossos colares de figuras geométricas dançámos muito ao som da música, dançámos uns com os outros, dançámos com as nossas figuras... até que a música parou e nós tivemos de nos agrupar segundo a cor da nossa figura.


Depois, a música recomeçou e nós continuámos a dançar... até que a música parou novamente e nós tivemos que nos agrupar segundo a forma da nossa figura.


Estas paragens foram repetidas várias vezes, mas sem dúvida que a parte mais difícil era quando nos tinhamos que agrupar segundo a forma da nossa figura.







Divertimo-nos imenso com este jogo, que nos ajudou a assimilar aprendizagens de uma forma lúdica. Certamente que o voltaremos a jogar!


Para concluir a actividade, quem quis manipulou e fez o contorno de algumas figuras geométricas com recurso às folhas de papel brancas, aos lápis e a algumas figuras de plástico de várias cores e tamanhos.



Por último, importa agradecer aos nossos amigos da sala dos 4 anos por nos terem emprestado os colares que compõem este jogo. Para eles o nosso MUITO OBRIGADA acompanhado de um beijinho repenicado de todos os amigos da Sala dos 3 Anos*







1 comentário: