Habitualmente, às segundas-feiras, tentamos que seja parte integrante da nossa rotina diária um momento de partilha de novidades/notícias do fim-de-semana, ou algo que as crianças queiram simplesmente registar, o que pode acontecer, também, noutro dia da semana ou sempre que se verifique importante fazê-lo.
Depois do texto escrito, é altura da criança o ilustrar, pois o desenho é, igualmente, uma forma de escrita e os dois meios de expressão e comunicação ao estarem associados, completam-se mutuamente.
Deste modo, estes momentos foram criados para que, mais uma vez, não só a leitura mas também a escrita façam parte do quotidiano do grupo no dia-a-dia vivido no J.I., onde as crianças através de experiências como esta vão aprendendo para que serve ler e escrever.
Prova viva disso, é que esta semana uma das nossas crianças quando estava a fazer o desenho do seu texto disse que gostava de "escrever as letras", e depois de incentivado a fazê-lo, foi perceptível no seu trabalho várias tentativas de imitação de letras, tal como podem ver na fotografia a seguir:
(Pedimos desculpa pela qualidade da fotografia, mas esperamos que as diferentes letras sejam legíveis).
São momentos como este que dão sentido aquilo que fazemos diariamente com as crianças dentro e fora da sala de actividades!
São momentos como este que dão sentido aquilo que fazemos diariamente com as crianças dentro e fora da sala de actividades!
E assim, aos poucos, vamos tentando criar, dentro da nossa sala, um ambiente facilitador de uma familiarização com o código escrito.
Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*
F A B U L O S O !!!
ResponderEliminarTambém temos alguns exemplos feitos em casa pela Zoa, que reflectem o excelente trabalho que desenvolvem no JI, familiarizando-a com a escrita, e fomentando um enorme desejo de "imitar a escrita". Seja fazendo linhas de símbolos, seja pedindo-nos para escrever algo, como o nosso nome, ou números, para ela imitar...é lindo!!! Só nos resta agradecer e dar-vos os PARABÉNS pelo excelente trabalho.
Beijinhos,
Pais da Zoa
Cá por casa a Catarina faz zig-zags a imitar as letras. Não tenta imitar as letras, mas acaba por fazer linhas completas a zig-zagar, como se escrevesse um texto... E diz que está a escrever! :)
ResponderEliminar