terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fomos passear a pé pela 1.ª vez!!!

No passado dia 18 de Fevereiro, Sexta-Feira, tivemos oportunidade de vivenciar uma grande experiência em grupo. Fomos ao Teatro da Luz, mas desta vez fizemos o percurso a pé. Foi uma viagem bastante tranquila, em que todos nos portámos muito bem. De vez em quando, as nossas pernas pesavam, mas logo a seguir lá estavam os crescidos para nos lembrar de andar para não perder o combóio.



No trajecto escola-teatro e teatro-escola pudemos observar um conjunto de situações que nos chamaram à atenção durante a nossa curta passagem pela comunidade envolvente.


O teatro foi divertido, pois tinha alguns momentos de comédia que nos fizeram rir enquanto conheciamos a história do José que rimava com pé e puré.




Para que possam espreitar um bocadinho do que pudemos assistir, aqui ficam algumas fotografias e um vídeo desta manhã:




(Pedimos desculpa, mas não foi possível carregar mais nenhum vídeo nesta mensagem. No entanto, esperamos que este pequeno vídeo vos ajude a perceber aquilo a que tivemos oportunidade de assistir.)





À tarde, depois de acordar, foi altura de conversarmos sobre a peça de teatro que vimos, a história e o nome das personagens que entravam na peça, se gostámos de ir ao teatro e o que mais gostámos de ver.

Nesta conversa, pudemos, ainda, fazer o levantamento daquilo que tinhamos visto nos diferentes trajectos e de fazer o seu registo e ilustração.





Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*




Textos das Crianças

Habitualmente, às segundas-feiras, tentamos que seja parte integrante da nossa rotina diária um momento de partilha de novidades/notícias do fim-de-semana, ou algo que as crianças queiram simplesmente registar, o que pode acontecer, também, noutro dia da semana ou sempre que se verifique importante fazê-lo.


Depois do texto escrito, é altura da criança o ilustrar, pois o desenho é, igualmente, uma forma de escrita e os dois meios de expressão e comunicação ao estarem associados, completam-se mutuamente.



Deste modo, estes momentos foram criados para que, mais uma vez, não só a leitura mas também a escrita façam parte do quotidiano do grupo no dia-a-dia vivido no J.I., onde as crianças através de experiências como esta vão aprendendo para que serve ler e escrever.


Prova viva disso, é que esta semana uma das nossas crianças quando estava a fazer o desenho do seu texto disse que gostava de "escrever as letras", e depois de incentivado a fazê-lo, foi perceptível no seu trabalho várias tentativas de imitação de letras, tal como podem ver na fotografia a seguir:
(Pedimos desculpa pela qualidade da fotografia, mas esperamos que as diferentes letras sejam legíveis).


São momentos como este que dão sentido aquilo que fazemos diariamente com as crianças dentro e fora da sala de actividades!

E assim, aos poucos, vamos tentando criar, dentro da nossa sala, um ambiente facilitador de uma familiarização com o código escrito.




Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nota Importante!

Para os pais e seguidores do nosso blogue:

Sempre que tiverem dificuldade em visualizar alguma imagem ou vídeo relativo a uma determinada mensagem do nosso blogue, cliquem directamente em cima do título dessa mensagem para que, assim, consigam aceder apenas a essa informação e à sua respectiva ilustração.

Obrigada pela colaboração! =)


Um beijinho e um xi-coração
dos amigos da Sala dos 3 Anos*


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Boneco de Neve de Verdade!

No outro dia, a Catarina Trindade trouxe um boneco de neve de verdade para mostrar aos amigos.

O entusiasmo e a curiosidade foram gerais!


Por isso, estivemos a conversar sobre o boneco e a explorá-lo...
"O boneco é feito de neve."
"A neve é fria."
"O boneco de neve está a derreter-se."
"A neve está a derreter e a transformar em água."
"Vai transformar tudo em água."



Depois deste momento, resolvemos colocar o boneco no frigorífico para podermos mostrá-lo às outras salas. À tarde tirámos uma fotografia em conjunto com este novo amigo gelado, para mais tarde recordar...

No fim, decidimos, então, deixar o boneco de neve de um dia para o outro dentro da nossa sala para ver o que lhe acontecia.




No dia seguinte fomos observar e registar o que aconteceu:

"O boneco de neve derreteu."
"Transformou-se em água."
"A água é líquida."



Entusiasmados com o boneco de neve, decidimos fazer a nossa primeira experiência: Experiência da Água e do Gelo!












Processo da Experiência:
Enchemos uma taça com água e colocámo-la no congelador. No dia seguinte fomos ver o que tinha acontecido. Primeiro, tentámos fazer previsões de como íamos encontrar a água. Mas depois, como tivemos alguma dificuldade, optámos por ir observar e tirar as nossas próprias conclusões, que registámos...




1.º GUPO (conclusões chegadas):
"A água transformou-se me gelo."
"A água estava líquida e agora está dura (sólida)."
"Se ficar fora do congelador transforma-se em água... é porque derrete."




2.º GRUPO (conclusões chegadas):
"Metemos a água no congelador."
"É onde se faz o gelo."
"A água transforma-se em gelo."
"Se deixarmo fora do frigorífico a água derrete como o boneco de neve."



Por último, fizemos o registo de tudo o que vivenciámos para, assim, consolidar conhecimentos. Aproveitem e entrem na nossa sala, pois este registo encontra-se pendurado no nosso estendal!


Antes de terminar, importa agradecer à nossa amiga Catarina, aos pais e à mana, por nos terem proporcionado experiências como esta.


Um beijinho e um xi-coração dos amigos da Sala dos 3 Anos*




Pintura com Berlindes!

Desde a semana passada que estamos a experimentar uma técnica nova de Expressão Plástica: pintura com berlindes!

Com ela decorámos as gotas da chuva para o nosso placard, a parte de trás dos nossos chapéus de chuva e, ainda, fizémos uma pintura numa folha A3.









Mais fotografias... Agora, das pinturas em A3...


Foi uma actividade que nos divertiu imenso e que, por recorrer a materiais diferentes, nos deixou fascinados e muito curiosos. Todos nós reagimos muito bem a esta técnica, sobretudo no momento em que tinhamos que abanar as caixas com força.

Para observarem com mais pormenor, entrem na sala e espreitem os nossos trabalhos.


Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

Fomos ao Oceanário!

Foi no dia 9 de Fevereiro que fizemos um dos passeios que mais marcou cada criança do grupo até agora, no decorrer do presente ano lectivo.

No dia anterior estivemos todos a conversar sobre o que pensávamos encontrar nesta visita e quais os animais que existiriam no Oceanário. Durante esta conversa fomos registando tudo o que íamos dizendo.

No Oceanário contámos com a ajuda da Capitã Noé para conhecer cada recanto do Oceanário e os animais que lá habitam, enquanto procurávamos um tesouro que descobrimos no fim da nossa visita.

Quando chegámos à escola, depois do nosso passeio, conversámos, em grupo, sobre o que tínhamos encontrado no Oceanário e se correspondia àquilo que tínhamos dito antes da visita. Reparámos que encontrámos uns animais, mas outros não, e que tínhamos descoberto mais coisas e mais animais do que aquilo que tínhamos previsto.

Cada um de nós adorou esta visita ao Oceanário e com ela concretizámos novas aprendizagens.

Por fim, todos fizemos um desenho com lápis de cera daquilo que mais gostámos de ver no Oceanário.

Para que toda a comunidade escolar e as famílias pudessem ver o nosso trabalho sobre esta visita, elaborámos um registo sobre este grande passeio com todas estas opiniões, previsões, descobertas e desenhos, que afixámos à porta da nossa sala.


Ficaram curiosos?!!! Então, aqui ficam algumas fotografias e vídeos do passeio e não só...










Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*



A nossa sala está mais rica (=

Olá Pais!

Queremos partilhar convosco que, com o dinheiro que conseguimos juntar no decorrer do ano lectivo anterior resultante da venda de algumas fotografias de actividades realizadas dentro e fora da sala, adquirimos dois objectos novos que tornaram a nossa sala mais rica:


- Um tapete novo para a nossa Área das Construções e dos Animais;


- Um espelho para a nossa Área das Trapalhadas.

Obrigada a todos os que contribuiram para que isso fosse possível!

Agora temos uma "cidade" nova para fazer construções e passear com os animais e um espelho para nos vermos sempre que damos vida a novas personagens!


Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*



Saída ao Teatro da Luz!

Olá pais!
Sexta-Feira, dia 18 de Fevereiro, vamos ao Teatro da Luz ver a peça "O Tamanho da Minha Altura".

“O Tamanho da Minha Altura é a mais recente produção da companhia Gato Que Ladra, em cena no Teatro da Luz até Março. Baseado no livro de Suzana Ramos e Marta Neto, a peça centra-se na temática da falta de atenção dos adultos para com os mais pequenos. O Tamanho da Minha Altura conta a história de José Maria, um menino muito curioso com imensas perguntas para fazer, mas que encontra poucas respostas nos adultos à sua volta. Numa sociedade em que os pais têm cada vez menos tempo para os filhos, José Maria representa todas as crianças que tentam descobrir o seu lugar no complicado mundo dos adultos."



Para que todos possamos ir, temos que estar na escola às 9h15, sem falta!

NÃO SE ATRASEM!!!

Miminhos para o Grupo!

Ontem a nossa amiga Rita e hoje a nossa amiga Leonor trouxeram um miminho para todo o grupo.

A Rita trouxe línguas de gato para dar aos amigos na hora da bolacha e a Leonor trouxe umas bolachinhas caseiras feitas em casa com o pai entre muita farinha e formas de animais...

Também não nos podemos esquecer da nossa amiga Beatriz que de vez em quando também mima os amigos com línguas de gato.

Obrigada às nossas três amigas e aos respectivos pais por tornarem o nosso reforço matinal mais diversificado!!!


Um beijinho e um xi-coração para todos dos amigos dos três anos*


Regras da Sala

Como, por vezes, nos esquecemos do que podemos e não podemos fazer dentro da nossa sala, decidimos que era importante conversar sobre o que, diariamente, fazíamos bem e aquilo que devíamos melhorar na convivência em grupo.

Assim, depois de uma partilha onde só surgiram as coisas que não devíamos fazer, como "bater nos amigos", "desarrumar a sala e não arrumar", "dizer mentiras", "desarrumar os cadernos", pensámos que seria essencial transformar tudo aquilo que dissemos em acções que devíamos praticar.


E, assim, surgiram as regras da nossa sala:


Apesar desta nossa conversa ter sido extremamente importante, por vezes, continuamos a não cumprir uma ou outra regra. No entanto, todos os dias trabalhamos para que, progressivamente, cada uma destas regras deixe de ser necessária estar afixada na parede da sala por a praticarmos no nosso quotidiano no Jardim de Infância.

Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*

Registo de Faltas do Mapa das Presenças!

Pois é pais, todos os dias cada um de nós marca a sua presença na escola. Para isso temos um instrumento de trabalho fundamental: o nosso mapa das presenças!


Cada criança assinala a sua presença, com uma bolinha verde, na quadrícula onde o seu nome se cruza com a coluna do dia da semana. Quando há crianças que faltam à escola, conversamos em grupo sobre quem são e depois um de nós assinala a sua falta, com uma bolinha vermelha.

De acordo com o desenvolvimento do grupo, desde o início de Janeiro que para além de marcarmos as faltas, começámos a fazer a sua contagem e o respectivo registo, que é afixado semanalmente na sala.
























Este instrumento de trabalho e o seu respectivo registo de faltas torna-se essencial para o grupo, pois vai permitir à criança construir a noção de tempo a partir das vivências e dos ritmos de presenças e ausências, bem como lhe possibilita a abordagem de vários conteúdos e conceitos matemáticos.



Um beijinho e um xi-coração da Sala dos 3 Anos*